Cortei Demais a Unha de Meu Cão. Não Para De Sangrar !!!

Isso já aconteceu quando você tentou cortar as unhas do seu cão? Você faz o corte um pouco mais profundo e já ouve o grito dele. Em seguida, o sangue começa a fluir. Isso pode ser bem perturbador para seu cão e para você. Pior ainda quando ele foge, deixando um rastro de gotas de sangue por toda a casa.

É fácil cometer um engano e cortar a unha muito curta, produzindo um sangramento mais ou menos intenso. Isto é especialmente comum em cães com unhas escuras, mas pode acontecer com qualquer cão.

Então, o que você pode fazer quando acidentalmente cortar a unha muito curta?

Aqui estão alguns truques para ajudar a parar o sangramento e minimizar a confusão.

1. Mantenha seu cão em um único local. De preferência em uma superfície que seja fácil de limpar, como piso cerâmico, granito ou fórmica. Caso isto não seja possível, coloque rapidamente uma toalha ou jornal sob sua pata ferida para minimizar a sujeira.

2. Mantenha seu cão mais calmo possível. Quanto maior a agitação, mais alta ficará sua pressão sanguínea e mais ele vai sangrar.

3. Limpe toda a pata com uma toalha limpa ou toalha de papel.

4. Isole e seque as unhas. Em seguida, mergulhe a unha em um chumaço de algodão embebido em um anti-séptico e pressione. Caso você não disponha de nenhum produto deste tipo no momento, use farinha de trigo e envolva a unha cortada com ela. Uma massa vai se formar quando a farinha se juntar com o sangue e ela irá ajudar a conter a hemorragia.

5. Se o sangramento não parar, você pode aplicar um curativo compressivo temporário com uma atadura e com esparadrapos. Mas o uso da farinha me parece mais eficiente.

6. Existem produtos específicos para conter a possível hemorragia decorrente do corte exagerado das unhas. Eles estão disponíveis nos pet shops e podem ser uma boa aquisição, se você costuma cortá-las habitualmente em casa.